O lado fácil de ser mãe

Ser mãe exige da gente um desprendimento enorme. Exige força física e psicológica, rapidez de raciocínio mas não precipitação.

É aquela coisa, mil decisões para tomar diariamente, todas elas super importantes. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e todas com precisão porque se alguma sair “mais ou menos”, dedos nos são apontados (muitas vezes, nós mesmas nos apontamos dedos, nos cobramos, somos implacáveis).

20141120_152724

Ser mãe não é fácil, é complexo. Difícil mesmo. E ainda mais quando somos críticas, inseguras, frágeis – acreditem, mesmo após o nascimento de um filho, algumas mães permanecem tendo essas características.

A gente não deixa de ser “humana” quando nascem os filhos, mesmo com tantos anúncios e imagens fofas que vemos nas redes sociais que nos dizem o contrário (as super mães, super mulheres ultra realizadas após o nascimento dos rebentos). Continuamos cansadas, tendo fome, precisando tomar banho, querendo espairecer um pouco.

Não tem escolha fácil. Não é fácil amamentar, não é fácil dar mamadeira. Não é fácil deixar chorar, não é fácil tentar acalmar e o menino continuar chorando (“Por que ele não parou de chorar? Eu não sou boa o suficiente?”). Não é fácil dizer “não” e não é sempre que podemos dizer sim.  Não é fácil separar nosso filho de nós – sempre o acharemos um pedacinho nosso, mas ele é um ser humano ALÉM de nós. Não é fácil decidir usar fralda de pano quado todos ao redor te acham a louca por não usar fralda descartável. Assim como não é fácil usar fralda descartável.

O que, nisso tudo me constrange, é o julgamento alheio, como se nós mesmas já não fôssemos autocríticas o suficiente. Me constrange quando acham que dar mamadeira, ter babá, trabalhar fora de casa, colocar na creche , deixar com a avó, quando acham que todas essas escolhas são o “caminho fácil” . Quando acham que deixar o filho assistir televisão é o “caminho fácil”. Não é. Todas as escolhas são difíceis. “Menos dedos apontados, mais mãos estendidas”, como eu li mais cedo.

Samia-Mãe

 

Anúncios

Sobre Samia Mãe

Samia, uma mãe com dúvidas e muita, mas muita vontade de acertar. Acredito que conversando sobre as dificuldades, elas se tornam menores e o caminho fica mais leve e divertido.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s