Projetos (ou Realização Pessoal)

Não questiono os objetivos de ninguém. Acredito,  sim, que muitas mulheres vêem a maternidade como o ápice da realização de suas vidas. Crêem que nasceram para ser mães e encontram,  após o nascimento de seus filhos,  sua melhor versão,  sentem-se plenamente realizadas. Acredito firmemente e admiro muito cada uma dessas mulheres. Acho que nada pode ser mais altruísta do que viver toda essa abnegação que ser mãe exige e alcançar,  justamente nesse estilo de vida,  a felicidade.

Eu sempre quis ter filhos (no plural) e sempre me vi como aquelas mães que dão conta de tudo,  incluindo carreira,  filhos,  marido,  estudos,  sem descuidar da maquiagem,  depilação, retoque de raiz rsrsrsrs. Ocorre que a vida é uma caixinha de surpresas rsrsrsrs e cá estou,  somente 1 filho e sem dar conta direito de nada do que listei acima. Que ironia! Provavelmente eu não tinha a menor noção do que aconteceria comigo depois da chegada do meu filho. Ele já está com quase 2 anos e eu tenho a impressão de que muita coisa ainda vai mudar!

Aos poucos  (beeeeeeeeemmm aos pouquinhos mesmo),  sinto que algumas das coisas que eu gostava de fazer antes de ser mãe estão voltando a ser realidade na minha vida. Sigo muitos blogs de mamães famosas e fico me perguntando como elas conseguem fazer tanta coisa e estar sempre impecáveis. Emagrecem,  voltam ao corpo de antes,  malham,  fazem pilates,  viajam (com e sem os filhos),  estão aí,  desenvolvendo mil projetos pessoais além da maternidade.

Sim,  é claro que devem ter babás. Não condeno. Deixam filho e vão resgatar desejos de quando ainda não tinham. Gostaria de propor uma reflexão,  especialmente para você que acha um absurdo que uma mulher queira ter um tempo para si mesma depois de ter filhos: até que ponto nos deixamos desaparecer completamente,  nos anulamos totalmente após sermos mães? E até que ponto isso faz bem para nós? E,  para muito além dos resultados imediatos,  até que ponto toda essa renúncia fará bem para nós enquanto mães? Vamos pensar com cuidado e carinho,  vamos tentar nos colocar no lugar das mulheres que fazem a opção de retomar suas vidas. Sigo uma mãe que é atleta profissional. Quantas horas por dia ela precisa se dedicar exclusivamente ao esporte? Sigo outra que é atriz e apresentadora. Seu trabalho não encerra quando as gravações da novela ou do programa acabam,  pois pela natureza dessas atividades,  há muito a fazer antes e depois. Seria condenável que uma mãe desejasse algo para sua satisfação pessoal,  individual,  intransferível?

20160311_113900

Listo,  a seguir,  algumas coisas que eu gostaria de fazer,  mas que no momento não me sinto em condições,  por motivos de: culpa.

1.Voltar a estudar francês

2. Praticar atividade física

3. Sair de casa sempre maquiada

4. Ir com mais frequência ao salão de beleza

5. Ir com mais frequência ao cinema

6. Estar com minhas (pouquíssimas) amigas

7. Fazer viagens de casal

Não me julguem. Ou melhor: julguem,  sim! Julguem com toda a força de seus corações. Mas julguem “valendo”! Depois que terminarem,  respirem e tentem fazer o exercício da empatia. Mas tentem com toda a força que usaram para me julgar. Depois me contem. Ou não. Apenas tentem fazer esse exercício e imaginem quantas outras mães comungam da mesma opinião que eu. E tentem dar as mãos a elas.

Com muito carinho, Samia-mãe

Sobre Samia Mãe

Samia, uma mãe com dúvidas e muita, mas muita vontade de acertar. Acredito que conversando sobre as dificuldades, elas se tornam menores e o caminho fica mais leve e divertido.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Projetos (ou Realização Pessoal)

  1. Ter projetos/sonhos pessoais é incrível! De coração espero que você realize cada um de seus objetivos consigo mesma! Adorei o post, e amo quando vejo que as pessoas possuem metas para sí. Beijooos

    Curtir

Deixe um comentário

